Rua Joaquim Nabuco, 116 - Centro - Criciúma/SC  (48) 3413-5900

Qual o método que deixa o café mais gostoso?

O café seduz as pessoas pelo seu aroma irresistível. Seu cheiro delicioso é um convite indispensável para se tomar uma boa xícara de café. Porém, na hora de degustá-lo nem sempre o aroma é correspondido ao gosto, é muito fácil errar no preparo e ficar restinhos de pó no fundo da xícara, aguado ou até forte demais.

O café é aquele primeiro contato que você tem com o mundo quando acorda, ou aquela primeira opção em servir – quando chega uma visita em sua casa. Então confira abaixo o método que deixa o café mais gostoso.

Modos de se preparar o café

Existem diversas formas de se preparar um café gostoso, mas também existem vários tipos de cafés, e pós de várias procedências.

Alguns fatores que diferenciam o café são:

Mas, seja como for, é possível se obter um café gostoso para tomar quando acordar ou para servir para a sua visita.

Independentemente do modo de preparo é possível se obter um delicioso café em casa.

Como fazer você vai aprender melhor logo abaixo!

O café feito com o coador

Este é bem conhecido como quando a vovó passava aquele café gostoso. O processo de coar envolve pôr o pó no coador de pano, no mesmo momento que se coloca a água aquecida em uma chaleira ou panela.

Cuidado para não deixar a água levantar fervura, pois ela deixa o café mais amargo.

O coador é colocado em cima de um bule ou uma xícara, isso enquanto a água passa pelo pó.

Também pode ser feito com filtro de papel, e aí é necessário usar um porta-filtro de café. Lembre-se após usar o filtro, jogue-o fora, nem ele nem o pó, podem ser reutilizados.

As medidas?

Para se fazer a quantidade de um litro de café, você deverá colocar entre cinco a seis colheres de sopa cheias de pó de café.

Algumas dicas: se utilizar um coador de pano no preparo, lembre-se de sempre o higienizar para que não fique com mau odor ou embolorado.

Para limpá-lo utilize apenas água, e sempre antes de preparar o café – jogue água fervente. Quando for utilizar um coador de pano pela primeira vez, ferva-o na solução de água com café.

 

O café feito com a cafeteira elétrica

A cafeteira elétrica é perfeita para aqueles que tem pressa em tomar um bom café, ela é prática e lida com a temperatura da água sozinha.

Ela possui uma jarra que compõe uma superfície que pode ser aquecida e que permite manter sua bebida quente e na temperatura ideal por mais tempo.

Esse tipo de cafeteira funciona com filtros de papel e são bem fáceis de se encontrar. Na parte superior é colocado o pó do café e para não errar na medida, elas normalmente já vêm com medidores.

Modo de preparo:

Encha o recipiente de água e ligue a cafeteira, agora é só esperar que a máquina termine de passar todo o café, algumas dessas até deligam sozinhas quando terminado o processo.

Cada cafeteira tem o seu tipo de preparo, utilize sempre a colher dosadora para não errar na quantidade de pó de café, e esteja certo que a quantidade de água colocada é a certa para a medida que foi posta de pó. Siga sempre o manual de sua cafeteira para ter um café gostoso.

 

O café feito com cafeteiras expressas

O nome expresso vem do termo “na pressão” e não de rapidinho como muitos pensam, ele tem sido considerado o melhor e mais gostoso café por diversas pessoas.

Por ele ter essa forma diferente de ser feito, o cafezinho sai bem concentrado, encorpado e com o sabor mais acentuado. É o que normalmente acontece quando se toma um café na rua.

No mercado, existem 3 tipos diferentes de máquinas expressas de café que são as de:

Há ainda variações nos modelos que trabalham com pó, que tem a capacidade de moer os grãos e outras que somente aceitam os grãos já moídos. E ainda dentre todas essas, existem aquelas que vaporizam o leite, sendo mais completas e permitindo criar uma espuma que é necessária para fazer cappuccinos.

Como preparar?

A preparação do café expresso varia de acordo com a máquina possuída.

As máquinas de sache e cápsula normalmente não tem nenhum segredo, é só encaixar e deixar que a máquina faça todo o resto. Já no uso do pó a coisa muda um pouco.

O pó do café é posto de forma compactada e se utiliza cerca de sete a oito gramas por dose. Explore bem o manual de sua máquina e leia as indicações do filtro.

E para saber se acertou no café, veja o creminho (também chamado por especialistas de crema) que é o que indica se o café foi bem passado. Ele deve ficar firme, de cor meio amarronzada e lisinho.

Agora com todas essas dicas, ficou muito fácil tomar aquele café gostoso!

 

 

Compartilhe
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Youtube
Contact us
Categoria: Métodos

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar
Esconder